O objetivo geral do evento é pensar a importância da lei, do conhecimento [filosofia, história, arte/imagem, literatura, política] e da vida em comum nas decisões de cada pessoa no cotidiano. Nesse sentido, refletiremos sobre as responsabilidades e consequências dos atos humanos para a vida em comum. Certamente, nosso norte são os princípios éticos da vida coletiva.
Esse tema surgiu em virtude dos problemas que estamos vivendo no Brasil e sentimos a necessidade de discutir o conhecimento e a observância da lei.
Na edição de 2022 da XXI Jornada de Estudos Antigos e Medievais e XI Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais teremos a participação de expositores de seis países [Argentina, Colômbia, Chile, Espanha, Portugal e Brasil] e o envolvimento de nove IES internacionais [Univ. La Laguna/ES; Univ. Porto/PT; Univ. Coimbra/PT; Univ. Évora/PT; Univ. Lisboa/PT; Univ. UCA/AR; PUC/Lisboa/PT; Uni. Medellin/CO; Univ. André Bello/CL] e de sete IES nacionais [UNESP; UEMA; UFF; UNESPAR; UEM; USP; IFPR].
Convidamos a todos a participar, seja como ouvinte, seja como expositor de pesquisas [comunicações]. As reflexões sobre a governança pública e privada nos âmbitos da educação, história, filosofia, artes/imagens, literaturas são emergenciais porque esses conhecimentos constituem a base da consciência política.