top of page

História

O Núcleo Interdisciplinar Clássicos na Educação: Antiguidade e Medievalidade (NICE), instituído pela Resolução n° 005/2020 - CEP, é direcionado às épocas Antiga e Medieval e tem por objetivo disseminar fontes e estudos, bem como produzir textos didáticos e maquetes, bem como atuar no Ensino Básico, por meio de cursos, eventos e atividades afins. A ideia da criação deste Núcleo está vinculada às atividades de professores pesquisadores e acadêmicos que desenvolvem estudos acerca dessas duas épocas históricas em nível de graduação e pós-graduação Latu sensu e Strictu sensu da Universidade Estadual de Maringá [UEM], da Universidade do Estado do Paraná [UNESPAR], do Instituto Federal do Paraná [IFPR] e do Centro Universitário Metropolitano de Maringá [UNIFAMMA]. Esses estudiosos investigam temáticas concernentes às áreas da Pedagogia, da História, da Filosofia e da Música. Assim, pesquisadores e acadêmicos atuam em um amplo leque de atividades no âmbito da educação/formação humana.

Embora tenha sido fundado recentemente, o NICE tem uma história que precede sua fundação. Sua gênese está na criação e na consolidação do Grupo de Pesquisa "Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade" (GTSEAM), liderado inicialmente pela professora Dra. Lízia Helena Nagel que, depois, passou a liderança à professora Dra. Terezinha Oliveira.

O GTSEAM é um dos Grupos de Pesquisa que contribui com o desenvolvimento da Graduação e da Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e de outras instituições de ensino superior há mais de 20 anos. O Grupo reúne estudantes, professores e pesquisadores das Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, principalmente das áreas de Educação, História, Filosofia e Letras, interessados no estudo dos clássicos da Antiguidade e da Medievalidade. Além disso, ele é responsável pela realização da Jornada de Estudos Antigos e Medievais, um evento que reúne estudiosos do Brasil e de outros países para o compartilhamento de seus estudos e pesquisas.

O NICE passa, a partir de 2020, a integrar essa história de dedicação aos clássicos e às lições que os homens do passado podem nos dar a respeito da humanidade, aglutinado em torno de si outros Grupos de Pesquisa afinados com seus objetivos.

Objetivos, metas e atividades

O NICE prevê um campo de atuação diversificado. O primeiro conjunto de atividades são as institucionais, como a docência na graduação e na pós-graduação, orientações de acadêmicos e o desenvolvimento de pesquisas institucionais, no caso de professores; a participação de eventos científicos, a publicação de artigos e livros, elaboração de materiais didáticos que envolvem professores e acadêmicos. O segundo conjunto diz respeito à atuação de professores e acadêmicos no Ensino Básico e na comunidade em geral. Na verdade, a inserção no ensino básico se constitui em finalidade fim dos pesquisadores, pois todos da equipe atuam em cursos de licenciaturas, portanto, na formação de professores para a rede de ensino desde o infantil ao superior. Dois exemplos, já materializados, dessa interação são o Projeto de Extensão Técnica e Interpretação para o Canto Lírico, coordenado pelo professor John Kennedy Pereira de Castro, e os Eventos de Extensão sobre Exposições de Maquetes das épocas antiga e medieval coordenados pela professora Terezinha Oliveira já em sua 24ª edição.

Em face dessas informações, destaca-se que a finalidade do NICE é atuar em duas frentes especificas da educação. A primeira é prosseguir com as atividades de formação de novos profissionais e pesquisadores nos âmbitos da educação, da história, da filosofia e da música, já consolidadas pelos Grupos de Pesquisas envolvidos na proposta de sua criação, que são Instituições Políticas e Religiosas Medievais na Península Ibérica, liderado pelo professor José Carlos Gimenez; Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino na medievalidade, modernidade e contemporaneidade, liderado pela professora Conceição Solange Bution Perin e o Grupo Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade, liderado pela professora Terezinha Oliveira e o STVDIA – Grupo de Estudos Interdisciplinares em Antiguidade e tardo Antiguidade coordenado pela professora Renata Lopes Biazotto Venturini. A segunda, vincula-se às atividades que visem a melhoria do ensino básico de Maringá e região nas áreas de atuação dos pesquisadores envolvidos.

A segunda frente vincula-se às atividades que visam o aperfeiçoamento do ensino básico de Maringá e região nas áreas de atuação dos pesquisadores envolvidos. Nesse nível de atuação do NICE pretende-se elaborar uma base de estudos interativa, utilizando um ambiente virtual de aprendizagem que permita aos professores da Educação Básica desenvolverem atividades que ampliem o universo de formação dos alunos no âmbito das Humanidades. Com isso, espera-se que, progressivamente, esses alunos obtenham melhores condições de compreensão dos acontecimentos sociais e de expressão oral e escrita, para a elaboração de explicações e argumentos fundamentados no conhecimento formal. Inicialmente, serão trabalhados os conceitos de ética, cidadania, responsabilidade e liberdade para que, a partir deles, o modelo de estudos seja analisado, avaliado e aperfeiçoado, possibilitando a inclusão de novos conceitos. É importante ressaltar que todos os pesquisadores e colaboradores envolvidos nessa proposta, cada qual em seu campo de especialização, estão unidos por uma mesma ideia que norteará as atividades realizadas, a de que o conhecimento formal, aprendido principalmente nas instituições educativas, tem um papel fundamental na vida urbana, tanto no que concerne às condições para o trabalho e desenvolvimento econômico quanto à formação da civilidade.

Diante disso, o NICE tem os seguintes objetivos:

 

GERAL:

  • ​formação de recursos humanos para atuar na universidade, no ensino básico e, por conseguinte, na sociedade com vistas a consolidar a importância de conhecer e internalizar conceitos como os de liberdade, de cidadania, de autonomia, de responsabilidade e de ética a partir de autores da Antiguidade e da Idade Média.

 

ESPECÍFICOS:

  • formar, em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado, recursos humanos para atuar de forma a contribuir na modificação do cenário educacional brasileiro;

  • elaborar material de apoio que fundamente a criação de uma base de estudos em ambiente virtual de aprendizagem;

  • estimular e promover o conhecimento de autores da antiguidade e do medievo junto aos graduandos [futuros professores] e aos professores do Ensino Básico de forma que os conceitos sejam internalizados como práticas sociais necessárias e possíveis no ensino formal de pedagogia, história, música e filosofia;

  • organizar e sistematizar leituras coordenadas de obras clássica de autores da antiguidade e da medievalidade, com vistas a explicitar a relevância desses no ensino formal de pedagogia, história, filosofia e música;

  • desenvolver atividades que promovam análises histórico-filosóficas relativas aos conceitos de ética, cidadania e liberdade;

  • produzir maquetes que possibilitem a materialização das reflexões conceituais realizadas.

bottom of page